terça-feira, 8 de setembro de 2015

VERBOS – Regra da 3ª pessoa (presente)


Lidar com verbos em inglês é muito fácil. Quase não há irregularidade na conjugação..., ou verbos pronominais... (help!!!)
Do infinitivo para o presente é um passinho, e essa mesma regra aplicada ao I (eu), será usada com you (você/vocês), we (nós) e they (eles/elas).

Já quando falamos em 3ª pessoa do singular – he (ele), she (ela) ou it (ele/ela para coisas e animais), ocorre uma 'mudançazinha', bem pequenininha com o verbo – acrescenta-se um s.
Observe:
to work = trabalhar
eu trabalho = I work
ele trabalha = he works
Click to view 
to love = amar
eu amo = I love
ela ama = she loves

Very easy, right? A piece of cake!!!
Só para apimentar, ou seja, não ficar até monótono de tão fácil, em alguns verbos acrescenta-se ‘es’. São eles os verbos terminados em:
ch / sh / s / x / z / o
to teach = ensinar
I teach (eu ensino) / he teaches (ele ensina)

to go (ir)
I go (eu vou) / she goes (ela vai)

Ah, só mais um detalhezinho – quando o verbo termina em consoante + y, esse y se transforma em i e acrescenta-se es.
to study = estudar
I study (eu estudo) / he studies (ele estuda)

Mas em compensação, se antes do y houver uma vogal, só se acrescenta o s, como na regra geral.
to play (jogar / brincar)
I play (eu jogo) / she plays (ela joga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário